Universidade de Fortaleza é a primeira da América Latina a implantar Wi-Fi 7
A Universidade de Fortaleza é pioneira no uso do Wi-Fi 7 na América Latina. Já foram instalados 60 acess point e a previsão é de que sejam implantados 190 até o ano que vem. O primeiro bloco atendido foi o da pós-graduação. Agora os access points estão sendo instalados no bloco de Direito, o maior, com mais de 3 mil alunos. As primeiras conexões serão voltadas para o uso de lousas digitais, conta Sergio Battaglia, gerente da Huawei.
O Wi-Fi 7 é o novo padrão desenvolvido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e foi apresentado em fevereiro no MWC Barcelona 2024. Rapidamente, está se tornando a escolha de empresas e instituições para a criação ou atualização de redes locais sem fio, as WLANs. O wi-Fi 7 oferece latência baixa e tempo de resposta inferior a 5 milissegundos e aumenta a banda larga dos atuais 160 Mhz para 320 Mhz e a taxa de dados para 23,05 Gbps.
Além disso, proporciona uma internet com velocidade quatro vezes mais rápida do que a geração atual, Wi-Fi 6 e oferece maior segurança, com criptografia funciona em três faixas de frequência: 2,4Ghz, 5,8 Ghz e na faixa de 6GHz. O Centro de Inovação da Universidade, que abriga 30 startups, também será beneficiário da tecnologia, conta o diretor de Marketing ICT da Huawei Brasil, Carlos Roseiro.
” O maior benefício do Wi-Fi 7 é dar estabilidade à conexão em qualquer lugar. Também permite que até 20 Gigabits sejam compartilhados entre os usuários. A massificação do Wi-Fi 7 tende acontecer a partir do próximo ano quanto teremos mais uso e dispositivos”, ressalta o executivo.
O coordenador do Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor), Luiz Stephany Filho, destacou que a alta conectividade no campus vai favorecer projetos de IoT (internet das coisas), realidade virtual, telediagnóstico, cirurgias remotas, entre outros.
“Estamos animados com a possibilidade de ter o Wi-Fi 7 em nosso parque tecnológico. É muito importante que um ecossistema de inovação tenha acesso às tecnologias de ponta para desenvolver pesquisas de excelência”, disse em nota encaminhada à redação do Convergência Digital.
Para Roseiro, da Huawei, o mercado B2B é o grande demandador imediato do Wi-Fi 7. Ele também acredita que a fibra óptica vai substituir a rede cabeada LAN e associada ao Wi-Fi 7 vai proporcionar uma entrega muito mais eficiente de conectividade ao usuário final. “O uplink terá uma performance não conhecida até agora”, completa.
Algumas características tecnológicas do Wi-Fi 7:
- Alta performance de conexão, com velocidade quatro vezes maior do que o Wi-Fi 6;
- Operação Multi-Link, com o uso da tecnologia Multi-Link Operation (MLO), possibilitando que dispositivos se conectem com maior velocidade, estabilidade e baixa latência;
- Segurança: o Wi-Fi 7 permite criptografia com padrão WPA3, enquanto gerações anteriores utilizam a versão WPA2.