InovaçãoInternetMercado

Musk, com o poder dado pelo Trump, abre guerra à OpenAI

Bilionário tem desavenças com o chefe da OpenAI, Sam Altman.

O bilionário Elon Musk arrumou mais uma confusão, agora, nos Estados Unidos. Agora ele partiu para a guerra contra a OpenAI e o seu chefe, Sam Altman. De acordo com reportagem da Financial Times, Musk pediu a dois estados norte-americanos – Califórnia e Delaware- para ‘forçarem’ um leilão da OpenAI, para que haja ‘um processo competitivo na inteligência artificial’.

A reação de Musk é fruto de uma desavença antiga com Sam Altman, já que o bilionário foi um dos fundadores da OpenAI, mas deixou o negócio em 2018. Musk é contrário aos planos de reestruturação da OpenAI. Uma das medidas permitiria criar uma entidade com fins lucrativos separada de seus negócios sem fins lucrativos.

Atualmente, ela tem um braço com fins lucrativos que arrecadou US$ 13 bilhões de investidores. No entanto, a unidade é de propriedade de sua entidade sem fins lucrativos, além dos funcionários e investidores da empresa. Uma reestruturação corporativa tornaria as duas unidades independentes uma da outra, para permitir que ela arrecadasse ainda mais dinheiro.

Musk argumenta que a empresa teria de realizar um leilão para determinar um valor justo de mercado para os ativos sem fins lucrativos da OpenAI, em uma tentativa de proteger os interesses do público. A OpenAI reagiu e atacou: Musk e seu grupo querem criar o caos. A briga promete novos capítulos, uma vez que Musk terá papel importante no governo de Donald Trump, que assume o comando dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro.


Botão Voltar ao topo