Hacker invade operadora na Bélgica e rouba dados de 850 mil clientes
Orange Belgium assumiu que teve um sistema de TI hackeado e que os criminosos tiveram acesso a nomes, números de telefone, números SIM e informações de tarifas. Tele diz, no entanto que dados críticos não foram comprometidos, mas alerta para possíveis ataques de phishing.

A Orange Belgium revelou que um de seus sistemas de TI foi hackeado no começo de julho, resultando no acesso a dados limitados de 850.000 contas de clientes, embora a operadora ressalte que informações críticas não foram comprometidas. O hacker teve acesso a um sistema contendo nomes, números de telefone, números SIM, códigos PUK e informações de tarifas de clientes. A Orange Belgium afirmou que senhas, endereços de e-mail e dados financeiros não foram comprometidos.
“Assim que o incidente foi descoberto, nossas equipes bloquearam o acesso ao sistema afetado e reforçamos nossas medidas de segurança”, acrescentou a empresa, observando que alertou “as autoridades competentes e apresentou uma queixa oficial às autoridades judiciais”.
A operadora está entrando em contato com os clientes afetados e criou uma página específica explicando o que foi acessado, como respondeu e fornecendo recomendações de segurança.
A empresa alertou que os dados expostos podem ser usados para ataques de phishing com criminosos possivelmente se passando pela Orange ou por terceiros, portanto, alertou os usuários para que fiquem atentos a tais tentativas. A Orange observou que, devido à investigação em andamento e para “proteger a privacidade dos envolvidos”, não divulgaria mais detalhes.