Carreira

Curso gratuito para professores ensina programação e análise de dados

São 40 horas de aula, online, síncronas e assíncronas, com 100 vagas gratuitas

A Rede de Ensino Brasileira em Engenharias e Ciências Exatas (REBECA) está com inscrições abertas para professores do ensino básico da rede pública em curso gratuito de capacitação em programação e análise de dados. O curso é online e visa preparar educadores para integrar esses conceitos em salas de aula.

Com início previsto para 2 de julho e término em 2 de outubro, o curso será totalmente a distância. Segundo a professora Lina Maria Garcés Rodriguez, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e coordenadora da REBECA, a iniciativa “parte do zero e tem como foco preparar educadores para implementar os conteúdos da BNCC de Computação, por meio da linguagem Python”. A professora complementa que, durante a formação, os participantes “aprenderão a desenvolver algoritmos, automatizar tarefas e trabalhar com bases de dados em contextos educacionais”.

O programa disponibilizará 100 vagas. A carga horária total é de 40 horas, distribuídas entre atividades assíncronas (aulas gravadas) e encontros síncronos quinzenais, que servirão para resolução de exercícios e troca de experiências. Para a obtenção do certificado, é necessário cumprir no mínimo 80% da carga horária.

As inscrições estão abertas até 23 de junho e devem ser realizadas através do formulário disponível em https://icmc.usp.br/e/b8f15. Os candidatos deverão apresentar uma mini biografia detalhando a trajetória educacional e profissional, além de expressar a motivação para participar do curso. A seleção levará em conta critérios como diversidade regional, representatividade de gênero e a adequação ao perfil do curso.

A REBECA, coordenada pela professora Lina Garcés, é uma iniciativa nacional que busca impulsionar projetos de diversidade e inclusão em ciências exatas. A rede foi contemplada em uma chamada especial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que concedeu R$ 1,27 milhão para bolsas e iniciativas como este curso, a serem implementadas em todas as regiões do Brasil nos próximos três anos.


Botão Voltar ao topo