Cloud

Data centers turbinados para IA crescem em ritmo de três dígitos

Dell lidera em receitas, seguida por HPE e Supermicro

Servidores acelerados, projetados para computação de alto desempenho, provocaram para um crescimento de 46% nos investimentos globais em data centers no segundo trimestre de 2024, segundo dados da consultoria Dell´Oro.

O cenário também aponta para a recuperação dos mercados de servidores e sistemas de armazenamento de uso geral, com a maioria dos principais fabricantes experimentando crescimento de receita e unidade no acumulado do ano.

“O recente aumento nos gastos com data center foi alimentado por remessas de servidores acelerados para aplicativos de IA generativa, que experimentaram quatro trimestres consecutivos de crescimento de receita ano sobre ano de três dígitos”, diz Baron Fung, diretor sênior de Pesquisa do Dell’Oro Group.

“Servidores equipados com GPUs NVIDIA Hopper e aceleradores personalizados, como Google TPU e Amazon Trainium, tiveram maior implantação entre provedores de serviços de nuvem em hiperescala. Uma forte demanda também veio de empresas e provedores de serviços de nuvem de Nível 2. Enquanto isso, apesar das incertezas econômicas em andamento, o mercado de servidores de uso geral está se recuperando gradualmente, pois uma atualização para as plataformas de CPU de quarta e quinta geração está atrasada”, destaca.

Segundo o Relatório Trimestral de Capex de TI de Data Center do 2T de 2024, o Capex de data center mundial está previsto para um crescimento de 35% em 2024, com servidores acelerados contribuindo para a maior parte do crescimento.


A Dell liderou todos os OEMs em receita de servidores no 2T de 2024, seguida pela HPE e Supermicro. Os servidores acelerados foram responsáveis ​​por cerca de 41% das receitas de servidores OEM durante o trimestre. Os fornecedores de servidores white-box comandaram mais de 50% de participação na receita, capitalizando o ciclo de crescimento do Capex de hiperescala.

O crescimento do Capex de data center de dois dígitos é projetado até 2025, impulsionado por novas implantações de NVIDIA Blackwell e plataformas aceleradoras personalizadas para a hiperescala e o restante do mercado.

Botão Voltar ao topo