Cloud

TIM compra 1000 servidores Nokia/Intel para expandir o edge computing

A TIM fechou a compra de 1000 servidores AirFrame de última geração, com processadores Intel Xeon, lançados em abril deste ano, para expandir o projeto de virtualização de redes no Brasil. O acerrto entre as partes foi divulgado nesta quinta-feira, 01/08. Na teleconferência de resultados do segundo trimestre, realizada nesta quarta-feira, 31/07, o CTIO da operadora, Leonardo Capdeville, anunciou a expansão dos datacenters de 21 para 37 em todo o país até o final de 2021.

“Ter o edge computing é crucial para evoluirmos para o 5G. O edge computing reduz a latência e aumenta a velocidade e a estabilidade do uso de dados”, afirmou o executivo. O montante investido na aquisição dos 1000 servidores Nokia AirFrame não foi revelado pelas partes. O contrato com a TIM é o primeiro fechado pela Nokia/Intel na América Latina. O servidor AirFrame foi apresentado em Barcelona, no Mobile World Congress, com aplicações de realidade virtual em 5G.

Indagado sobre o futuro dos datacenters, Capdeville disse que as unidades voltadas para TI é que estão sendo vendidas pelos seus concorrentes. “Investir em datacenters menores para edge computing é o futuro, especialmente, por conta das aplicações que vão surgir com o 5G”, reforçou. Na prática, o edge computing permite que os dados sejam processados e armazenados em um servidor localizado no mesmo espaço onde foram gerados. Isso acaba evitando problemas de latência – termo utilizado para descrever o período em que os dados processados vão até a nuvem e voltam para o dispositivo, o que termina por gerar lentidão.

*Com informações da Assessoria da Nokia


Botão Voltar ao topo