Bolsonaro decide manter Comunicações no MCTIC
Depois de pensar em incluir Comunicações no superministério da Economia, que terá o comando de Paulo Guedes, que está à frente da transição, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, anunciou, em entrevista coletiva, nesta terça-feira, 27/11, que não vai mexer na estrutura do MCTIC. Com isso, Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações ficarão sob o comando do astronauta Marcos Pontes a partir do dia 02 de janeiro.
Como até o momento o novo ministro Marcos Pontes não se pronunciou sobre a área de Comunicações, não há ainda detalhes de qual será a estratégia dele para a área, que vive a expectativa da aprovação do PLC 79, que atualiza o Marco Legal do setor de Telecomunicações.
Não se sabe ainda se Pontes vai manter algum nome técnico do atual MCTIC, tampouco de como a transição no ministério está sendo conduzida. O atual ministro Gilberto Kassab vai ser chefe da Casa Civil do Governo João Dória, em São Paulo, a partir de 02 de janeiro.
Também ainda não há informação oficial se as ações de transformação digital do governo – hoje ligadas ao ministério do Planejamento, que será incorporado ao ministério da Economia – vão permanecer distante das Comunicações e sob o controle da área econômica. Um dos projetos que aguarda uma definição rápida do novo governo é o Plano Nacional de Internet das Coisas, gerido pelo MCTIC, mas que é considerado estratégico para novos negócios e à economia digital.
*Com Agência Brasil