Consulta sobre política de data centers é prorrogada até 22 de outubro
Meta é criar plano regulatório para a expansão dos data centers no Brasil.

O Ministério das Comunicações prorrogou até 22 de outubro o prazo para que especialistas e a sociedade civil enviem contribuições à Tomada de Subsídios da Política Nacional de Data Centers – Eixo de Infraestrutura e Conectividade. A consulta pública vai orientar a formulação de um plano regulatório para a expansão segura e sustentável de data centers no Brasil.
A iniciativa é considerada estratégica para a transformação digital e a soberania tecnológica do país. Além do MCom, participam do processo os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O objetivo é consolidar uma política pública que assegure infraestrutura de ponta, padrões de segurança e sustentabilidade ambiental para o setor.
A consulta engloba diferentes tipos de infraestrutura: data centers corporativos, colocation, hiperescalas de computação em nuvem e edge computing – modelo que aproxima os serviços dos usuários e viabiliza aplicações de baixa latência, como telemedicina, Internet das Coisas e veículos autônomos.
O debate também envolve temas como conectividade, governança, sustentabilidade, localização estratégica, qualificação de profissionais e integração com políticas já em andamento, entre elas a Estratégia Nacional de Inteligência Artificial, a Política Nacional de Cibersegurança e a Estratégia de Governo Digital.
O MCom recomenda que as contribuições tragam dados, evidências e referências nacionais ou internacionais, além de sugestões de ações governamentais capazes de reduzir riscos e ampliar oportunidades no setor. Comentários sobre temas não previstos no questionário oficial também serão aceitos.