
O cruzamento de dados por inteligência artificial associado ao aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, desenvolvido pela Dataprev em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, já ajudou a conectar 3,4 milhões de trabalhadores a oportunidades de emprego por meio da funcionalidade EmpregAI.
Desde o lançamento da solução, em junho de 2024, até julho deste ano, mais de 191,3 mil pessoas foram encaminhadas para entrevistas de emprego e 10,5 mil conquistaram uma vaga. Entre os usuários impactados, 732 mil estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), o que indica situação de vulnerabilidade social. Desses, cerca de 1,9 mil conseguiram trabalho a partir da recomendação recebida no app.
O projeto foi estruturado em duas etapas. Primeiro, a equipe da Superintendência de Dados e Analytics da Dataprev utilizou IA para analisar as vagas cadastradas no Sistema Nacional de Emprego (Sine). O estudo mostrou a necessidade de ampliar a participação de empresas, o que levou a uma estratégia de captação ativa por parte do governo. O esforço resultou em um crescimento de 61% no número de empregadores ativos e na elevação da média de vagas ofertadas por empresa de 4,6 para 7,7.
Na segunda fase, o aplicativo passou a usar a IA para cruzar os perfis dos trabalhadores com os requisitos das vagas disponíveis, enviando notificações personalizadas. O comportamento dos usuários diante dessas oportunidades ajudou a calibrar as recomendações do sistema.
Para receber notificações de oportunidades, o trabalhador deve manter atualizado o cadastro de informações pessoais e objetivos profissionais na Carteira de Trabalho Digital. O preenchimento pode ser feito na aba “emprego”, no menu principal, ou no ícone da “maleta” na barra inferior da tela. A partir daí, sempre que surgir uma vaga compatível com o perfil e o endereço informados, o usuário será avisado.
Além da intermediação de mão de obra, o aplicativo oferece outros serviços, como consulta a contratos de trabalho atuais e anteriores, seguro-desemprego, abono salarial, benefícios emergenciais, notificações de qualificação profissional, canal de denúncias trabalhistas e acesso a extratos do Caged e do FGTS.