A Dataprev abriu nesta terça, 14/1, edital para contratação de uma reforma para acomodar a construção de nova sala de operadoras do data center da estatal no Rio de Janeiro.
Trata-se de um ajuste na estrutura diante da nova conformidade da oferta de serviços de nuvem para o governo federal – bem como para estados e municípios.
Em novembro último, a Dataprev e o Serpro firmaram formalmente acordos com o Ministério da Gestão para a prestação de serviços de ‘Nuvem de Governo’.
Segundo a ministra Esther Dweck, “a nuvem de governo ou nuvem soberana representa uma infraestrutura fundamental para a segurança e soberania digital do país”.
A ideia é que, “ao concentrar dados governamentais e serviços nesta nuvem, gerida exclusivamente por órgãos públicos e empresas públicas, a nuvem de governo fortalece a proteção contra ameaças cibernéticas e assegura que informações sensíveis permaneçam sob controle nacional”.
Até aqui, a Dataprev fez contratos com a Amazon Web Services (AWS), Huawei e Oracle para a oferta de serviços da Nuvem de Governo. O Serpro assinou com as três empresas e também com o Google.
As nuvens desses fornecedores serão instaladas dentro dos data centers das empresas públicas.
No caso da reforma no Datacenter da Dataprev no Rio, a vigência da contratação será de quatro meses corridos, contados da data de assinatura do contrato, considerando três meses corridos de execução
O pregão eletrônico será em 28/1, pelo portal de Compras do governo federal.