Apenas 7% das indústrias têm planos de transformação digital
Apesar do aumento nas expectativas dos clientes industriais por uma experiência de compra digital, apenas 7% das empresas do setor planejam transformar suas áreas de vendas digitais nos próximos dois anos, segundo aponta o mais recente levantamento da Accenture.
Entrevistas com 500 executivos de vendas e marketing de empresas do setor industrial do mundo todo serviram de base para o estudo “High-Voltage Digital Sales”. Uma das descobertas da Accenture é que até 2025 apenas 29% das vendas do setor industrial serão conduzidas por canais digitais. Atualmente, esse número está em 21%, mesmo com 96% dos entrevistados vendo a necessidade de transformar seus departamentos de vendas para oferecer uma experiência de compra digital melhor aos clientes.
As companhias mais adiantadas no processo de criação de uma jornada digital para seus consumidores – somando 11% das empresas entrevistadas – foram classificadas como “Líderes”. Aquelas com o menor grau de maturidade em vendas digitais foram chamadas de “Retardatárias” e somam 48% das empresas analisadas. O restante é formado pelos chamados “Aspirantes”.
O estudo também observa que 48% dos “Aspirantes” e 42% dos “Retardatários” – aqueles com menor maturidade em vendas digitais – afirmam que suas equipes de vendas ainda resistem à migração para o comércio digital. As empresas analisadas atuam em quatro segmentos distintos – equipamentos industriais e elétricos, equipamentos pesados, fornecedores automotivos e bens de consumo duráveis. O levantamento foi feito entre os meses de outubro e novembro de 2020.