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Fraudes com cartão e PIX resultam em prejuízo médio de R$ 2,2 mil, 4 em cada 10 já caíram

Segundo Serasa, 39% dos casos envolvem cartões e 32% pagamentos com PIX

O “Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024” da Serasa Experian aponta que 4 em cada 10 brasileiros já foram vítimas de algum tipo de fraude, com prejuízos médios de R$ 2.288. Os golpes mais comuns envolvem o uso indevido de cartões de crédito por terceiros ou cartões falsificados, que representam 39% dos casos. Já 32% das vítimas de fraude no Brasil foram lesadas por falsificação de boletos ou transferências via Pix.

Com a virada do ano, os golpistas estão se aproveitando do período de cobranças do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para intensificar atividades por meio de e-mails e mensagens de texto, direcionando vítimas a realizar pagamentos fraudulentos ou fornecer informações pessoais.

“Além de lesar financeiramente os consumidores, os golpistas também podem obter crédito em nome das vítimas, muitas vezes sem que elas percebam. Para reduzir essa vulnerabilidade, é essencial conscientizar a população e adotar práticas seguras”, alerta Caio Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.

Para empresas, a recomendação é combinar soluções antifraude eficazes sem prejudicar a experiência do usuário, ao mesmo tempo em que investem na conscientização dos consumidores. Dessa forma, é possível dificultar a ação de criminosos e proteger tanto as finanças quanto a identidade digital dos brasileiros.


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