
A Eletrobras contratou a C3 AI, empresa de software de aplicações em inteligência artificial corporativa, para expandir a adoção da solução C3 AI Grid Intelligence nas centrais de operação da companhia, com foco no monitoramento e resolução de falhas em tempo real. Os valores do contrato não foram revelados.
Após a implementação inicial da solução em dez subestações em 2024, a Eletrobras dará início à ampliação da ferramenta para todos os ativos de sua rede de transmissão, no âmbito do programa Eletro AI. A empresa também está utilizando a ferramenta C3 Generative AI para otimizar a produção de relatórios operacionais, permitindo que os operadores se dediquem a atividades de maior valor agregado.
Desenvolvida com base na plataforma C3 Agentic AI, a solução C3 AI Grid Intelligence oferece aos operadores uma visão contextual em tempo real, agiliza as respostas a falhas e contribui para a estabilidade e conformidade da rede elétrica.
“Com o Eletro AI, a Eletrobras está aplicando soluções avançadas de inteligência artificial e dados para ampliar a eficiência da rede e garantir melhor atendimento aos consumidores em todo o Brasil, sempre priorizando a segurança dos ativos, das pessoas e do meio ambiente”, afirmou Lucas Pinz, diretor de Inovação e Tecnologia da Eletrobras.
“A capacidade da C3 AI de apoiar operações em tempo real por meio de uma plataforma pronta para uso e voltada para o usuário final foi fundamental para a decisão de parceria”, disse Pablo Flores, gerente executivo de Proteção, Automação e Controle de Sistemas de Operação da Eletrobras. “Estamos modernizando processos críticos de monitoramento da rede, o que nos permite responder a incidentes de forma mais eficaz e ágil, garantindo estabilidade e disponibilidade do sistema”, acrescentou.
Em um cenário de crescente demanda e instabilidade nos sistemas energéticos, a Eletrobras vem demonstrando como o uso da inteligência artificial pode ampliar a resiliência e a confiabilidade da rede em larga escala. Em casos de falhas, a solução C3 AI Grid Intelligence identifica alarmes e agrupamentos de incidentes, determina os equipamentos e subestações afetados e fornece suporte à tomada de decisão em menos de 10 segundos — um processo que anteriormente podia levar de vários minutos a algumas horas.