Goiás lança edital de R$ 1 milhão para fomento à Inteligência Artificial
Intenção é tornar as soluções em produto de mercado nas áreas de saúde, educação e segurança pública, revela o presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa de Goiás, Marcos Arriel. Inscrições abrem no dia 22 de novembro e recursos serão entregues aos vencedores em março de 2026.

Goiás vai abrir um edital para o fomento às soluções abertas de inteligência artificial voltadas para áreas como saúde, educação e segurança pública. O valor a ser destinado será de R$ 1 milhão e as inscrições começam no dia 22 de novembro, revela o presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa de Goiás – Fapeg, Marcos Arriel, que participou do IV Congresso Brasileiro de Gestão Governamental, realizado pela Network Eventos, em Goiânia.
“O lançamento do edital será um dos marcos do evento etos.IA, que acontece nos dias 20, 21, 22 de novembro e é o maior já realizado no estado de Goiás para discutir ética e uso adequado da inteligência artificial”, pontua Arriel. À CDTV, do portal Convergência Digital, o presidente da Fapeg diz que o valor do prêmio será distribuído pelos três primeiros colocados e já serão entregues em março de 2026.
“Nós temos uma missão com a sanção da Lei de Inteligência Artificial, em maio do ano passado, que é o de apoiar e fomentar a pesquisa, a ciência e a inovação no Estado. Goiás já é uma referência nacional em IA e quer mais”, sustentou. Assista a entrevista com Marcos Arriel, presidente da Fapeg.




