Governo chama primeiros 128 temporários para digitalização de serviços públicos
O Ministério da Economia informa que convocou os primeiros 128 funcionários temporários, oriundos do processo seletivo realizado pela Secretaria de Governo Digital. Segundo a SGD, eles “já começam a atuar em funções estratégicas no governo federal, com destaque para o programa Startup Gov.br”.
No total, o concurso selecionou 350 profissionais nas áreas de Gestão de Projetos, Infraestrutura de Tecnologia da Informação TI, Ciência de Dados, Segurança da Informação e Proteção de Dados, Análise de Processos de Negócios, Experiência do Usuário (UX), além de Desenvolvimento de Software.
Segundo ainda a SGD, serviços como a Carteira de Trabalho Digital, a Carteira Digital de Trânsito ou o Meu INSS estão entre os mais procurados no portal Gov.br, a plataforma unificada dos serviços públicos, que já conta 98 milhões de cidadãos cadastrados.
A contratação dos servidores temporários busca garantir a meta estabelecida na Estratégia de Governo Digital de 100% de digitalização de 4,2 mil serviços até o final de 2022. Atualmente, a digitalização alcançou 67% dos serviços.
Ao receber a primeira leva desses servidores, o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, ressaltou que parte importante do trabalho é simplificar o acesso. “É muito fácil fazer algo complexo, mas muito, muito complexo fazer algo fácil. Um serviço digital tem de ser tão simples quanto mandar uma mensagem no Whatsapp, porque não vamos poder treinar 210 milhões de pessoas.”
* Com informações do ME