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Justiça: Google detém monopólios ilegais em anúncios

Juíza federal sustenta que a empresas impôs políticas anticompetitivas aos clientes e impediu a concorrência. Google vai recorrer da sentença.

O Google, controlado pela holding Alphabet, violou a legislação antitruste ao exercer seu domínio em dois mercados de publicidade online, decidiu a juíza distrital dos Estados Unidos, Leonie Brinkema, nesta sexta-feira, 17/4.

“O Google violou a seção 2 da Lei Sherman ao adquirir e manter intencionalmente poder de monopólio no mercado de servidores de anúncios do tipo ‘display’ na web aberta e no mercado de troca de anúncios do tipo ‘display’ na web aberta”, sentenciou.

Na sentença, Brinkema afirma que o Google “solidificou seu poder monopolista” ao impor políticas anticompetitivas aos seus clientes e impedir que outras empresas concorressem com suas soluções. Não foi uma vitória total para o governo dos Estados Unidos, uma vez que a juíza entendeu que os autores da ação não conseguiram comprovar a existência de um mercado relevante para “redes de anúncios [do tipo] ‘display’ para anunciantes na web aberta”. O tribunal ordenou que as duas partes apresentem soluções adequadas para as violações.

A vice-presidente de assuntos regulatórios do Google, Lee-Anne Mulholland, disse que a empresa vai recorrer da decisão. “Vencemos metade deste caso e recorreremos da outra metade”, disse ela, acrescentando que a empresa discorda da decisão sobre suas ferramentas para editores. “Os editores têm muitas opções e escolhem o Google porque nossas ferramentas de tecnologia de anúncios são simples, acessíveis e eficazes”, completou.


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