Três oportunidades do Open Banking para dar melhor experiência ao cliente
Em fevereiro de 2022, o sistema financeiro aberto, também conhecido como Open Banking, completou 1 ano de desenvolvimento, já com resultados bem expressivos para mostrar:
.800 instituições financeiras participantes;
.Três milhões de consentimentos de clientes para compartilhamento de dados;
.E mais de 84 milhões de chamadas de APIs realizadas em dezembro, número que indica a quantidade de troca de informações entre as instituições.
Neste mês de março, o sistema tem a adição das funcionalidades de fase quatro, que envolve a inclusão de serviços de câmbio, investimentos, seguros, previdência ao sistema bancário aberto. Na opinião de grande parte dos especialistas do setor, a implementação do Open Banking no Brasil será a mais ampla, avançada e otimizada das já realizadas até o momento.
Previsto para ter sua implementação encerrada em maio, o open banking proporcionará às instituições financeiras um cenário cheio de oportunidades para utilizar os recursos que estarão disponíveis de forma a melhorar a experiência do cliente.
Oportunidades do open banking
Destaco abaixo três aspectos que podem ser aproveitados pelas empresas para gerar produtos ou serviços de maior valor para seus consumidores.
1. Dados intercambiáveis
Um dos motivos para a criação do open banking é permitir que as instituições financeiras utilizem o cadastro do usuário em uma instituição financeira para oferecer novos produtos ou serviços sem a necessidade de a pessoa refazer todo o processo de preenchimento de informações e esperar por meses (ou anos) para que seu crédito cresça na empresa.
2. Facilidade para uso de serviços
Com a implementação do sistema bancário aberto, o usuário pode “levar” seu histórico de crédito para outras instituições e, assim, obter melhores ofertas.
Com a barreira de cadastro e desenvolvimento de crédito eliminada, o usuário também se sente mais propenso pesquisar produtos de outras instituições, de forma a procurar produtos que melhor se adequem aos seus interesses.
3. Novos modelos de negócio
Com o acesso aos dados dos usuários e a possibilidade de integrar suas ofertas com a de outras empresas via API, as instituições financeiras têm a oportunidade única de fazer uma análise mais aprofundada do perfil do cliente e, com base nisso, oferecer soluções ainda mais personalizadas e que façam sentido para o momento de vida de cada pessoa sem a necessidade de atrelar no pacote apenas os serviços que elas ofertam.
Utilizando os benefícios do open banking a favor do negócio
Em fase final de implementação, o desafio das instituições financeiras será apresentar todas essas vantagens aos clientes para incentivar a base a fazer uso do sistema bancário aberto e, como isso, fomentar a oferta de novos produtos.
Para conseguir esse feito, as empresas do setor precisarão contar com uma ferramenta eficiente de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) que efetue uma comunicação direta e fluida, apresentando de forma clara os benefícios do u open em todas as oportunidades possíveis, nos mais variados canais e com visão completa das particularidades de cada cliente.
Ainda que esteja em um momento muito pioneiro, é inegável que a criação do open banking abre uma nova fronteira de possibilidades de negócio. E ter as melhores estratégias (e ferramentas para executá-las) será decisivo para apontar quais empresas serão mais bem-sucedidas.
*Julio Hanada é head comercial de Serviços Financeiros na Plusoft