Telecom

EUA banem empresas que usam produtos da Huawei das compras governamentais

O Governo dos Estados Unidos etá, oficialmente, proibido de comprar bens ou serviços de qualquer empresa que adote equipamentos de cinco empresas chinesas, entre elas, Huawei, Hikvision e Dahua. A proibição vem das novas regulamentações que entraram em vigor nesta quinta-feira, 13/08.

A questão é bem polêmica, mas a subsecretária de defesa para aquisição e manutenção, Ellen Lord, disse que o Departamento de Defesea ‘apoia totalmente’ as mudanças, apesar de reconhecer os desafios repassados à indústria. Um dos segmentos mais afetados é o da vigilância, uma vez que os equipamentos mais vendidos nos Estados Unidos usam componentes chineses.

A regulamentação em vigência impede  qualquer empresa que use equipamentos ou serviços dessas cinco empresas nas suas operações cotidianas de vender para o Governo dos Estados Unidos, salvo com a obtenção de uma autorização especial. Dados do Government Accountability Office evelam que o governo norte-americano gasta, anualmente, algo em torno de US$ 500 bilhões em contratos.

Mas a medida já está sendo contstada pelo Conselho da Indústria de Tecnologia da Informação (ITI). A entidade lembra que os regulamentos da nova lei foram publicados há apenas um mês. “Os contratantes podem não ser capazes de cumprir os objetivos por falta de tempo para implementar os requisitos exigidos”, ponderou a entidade.


Botão Voltar ao topo