IPEA: Custos de TIC subiram acima da inflação
O Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI), calculado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, apresentou variação de 0,73% em março de 2020, resultado 0,34 ponto percentual acima da taxa registrada no mês anterior. Na comparação com o mesmo mês de 2019, o índice apontou estabilidade repetindo o mesmo percentual.
Com mais esse resultado, o ICTI mantém a variação de 5,7% acumulada nos últimos doze meses, patamar acima do que foi registrado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi de 3,3% no mesmo período.
No entanto, a variação do ICTI ficou abaixo tanto do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), medido em 10,2% no mesmo período, quanto do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getulio Vargas (FGV), que foi 6,81% nos mesmos 12 meses.
Na desagregação pelos oito grupos de serviços que compõem o ICTI, observa-se que, no acumulado em doze meses, a maior contribuição continua sendo originada pelo segmento de despesas com pessoal, cuja alta de 8,24% gerou um impacto da ordem de 4,02 p.p., respondendo por aproximadamente 70% da variação total apresentada pelo índice.
Ainda que em menor intensidade, o segmento despesas operacionais também afetou significativamente o ICTI, com alta de 6,82% e impacto de 1,21 p.p. Nota-se ainda que, embora apresente uma variação pouco expressiva (0,06%), a alta nos preços de material de consumo em março interrompeu uma trajetória de deflações sucessivas iniciada em julho de 2019, que vinha gerando alívio sobre os custos.