Incra autoriza uso de drones para georreferenciamento de imóveis rurais
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária autorizou o uso de drones, ou vants, os veículos aéreos não tripulados, para o georreferenciamento de imóveis rurais. A norma está valendo desde 19/2 e atesta os resultados dos testes feitos no ano passado com três aparelhos adquiridos pelo órgão.
O Incra usa até aqui dois drones comprados em licitação no fim de 2016 por R$ 1,2 milhão. São dois Echar 20C HA e um Nauru 500B HA, desenvolvidos e fabricados pela brasileira xmobots, com autonomia de voo para cobrir 5 mil e 10 mil hectares, respectivamente.
Os testes com os equipamentos indicaram o que chama de “acurácia posicional”, ou seja, que as fotografias aéreas com os vants têm qualidade suficiente para validar as medições. Segundo o Incra, a média geral de precisão em testes realizados em Minas Gerais foi de 13,8 centímetros.
A ideia é que o uso dos aparelhos aumente a eficiência do trabalho, sendo capazes de reduzir o tempo de medição de um terreno que levaria três meses para 15 dias.
* Com informações do Incra e da xmobots