IBGE: Vendas de informática estão 26% abaixo do pico alcançado em 2015
As vendas no comércio patinaram em fevereiro, segundo divulgou o IBGE nesta quinta, 12/4. No geral, o volume de vendas do comércio varejista nacional variou -0,2% frente a janeiro, na série com ajuste sazonal, após avançar 0,8% de dezembro para janeiro.
Entre os fatores positivos, as vendas de equipamentos de informática e comunicação, que cresceram 2,7% na passagem do mês e foram 5,8% superiores às registradas em fevereiro de 2017 – embora o acumulado em 12 meses siga negativo (-0,7%). Mas a taxa geral foi fortemente influenciada pelo recuo das vendas em supermercados (-0,6%) e do setor de vestuário e calçados (-1,7%).
O IBGE aproveita, no entanto, para mostrar o quão longe estão os diversos segmentos varejistas de seu melhor momento. No caso de informática e comunicações, o patamar atual de vendas está 26,7% abaixo do melhor desempenho do segmento, o que se deu em janeiro de 2015.
Trata-se de um retrato geral. De todos os segmentos listados pelo IBGE, os artigos farmacêuticos são os que apresentam menor diferença, apenas 1,8% abaixo de seu pico. Automóveis (-37,3%), livros e jornais (-37,3%), combustíveis (-24,2%) dão a tônica que resulta em um comércio varejista ampliado com vendas 15% inferiores de seu melhor momento, lá pros idos de 2012.