Órgãos têm até 16/7 para aderir ao pregão de nuvem do governo federal
O Ministério do Planejamento abriu nesta quarta, 4/7, o prazo para que os órgãos públicos federais manifestem interesse em participar do pregão unificado de serviços de computação em nuvem. O pregão será no regime de intenção de registro de preços e para fazer parte os órgãos devem fazer essa indicação exclusivamente por meio do portal de compra do governo federal.
“O governo federal pretende, com a utilização dos recursos de Infraestrutura como Serviço (IaaS) e de Plataforma como Serviço (PaaS) propiciados pelo serviço de nuvem, atender às necessidades de órgãos que não possuem infraestrutura própria ou que dispõem de infraestrutura, mas não de recursos para garantir a segurança adequada aos dados”, diz o MPOG no comunicado desta quarta.
A ideia, vale lembrar, é contratar a nuvem associada a um modelo de ‘broker’ – a Secretaria de TICs do Planejamento chegou a pensar em duas nuvens orquestradas, mas preferiu começar com uma só. Após a publicação da ata de preços será permitida a adesão de outros órgãos e entidade durante a validade dos valores ali previstos, em geral 12 meses.
O Núcleo de Contratações de Tecnologia da Informação do Sisp reforça que “não serão consideradas as manifestações encaminhadas por correio eletrônico nem pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), apenas aquelas enviadas pelo Portal de Compras”. Dúvidas podem ser sanadas pelo email [email protected] ou, entre 9h e 18h, pelos telefones: 61 2020-2363, 61 2020-2055, 61 2020-2056.