Blockchain, IoT e Inteligência Artificial dão credibilidade às coisas conectadas
As tecnologias de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), inteligência artificial (IA) e blockchain tendem a caminhar cada vez mais juntas. Isto porque o tripé, quando trabalhado de forma integrada, fornece credibilidade e autenticidade aos dados. No painel “Como a Convergência de IoT, Blockchain e I.A. mudará os Negócios?”, no Futurecom 2018, Janilson Bezerra, líder de Inovação e Tecnologia na TIM, explicou que a inteligência artificial tem sido cada vez mais utilizada para analisar a enorme quantidade de dados gerados pelos dispositivos IoT.
“As coisas conectadas geram uma quantidade de informação que modelos tradicionais não conseguem resolver, por isto, a IA é necessária para potencializar todos os dados que vêm dos sensores”, disse o executivo, chamando atenção para outro problema que surge em decorrência do aumento de sensores e dados: como atestar a veracidade do sensor? A resposta é: por meio de blockchain.
“Blockchain permite fechar os três pontos, e a convergência dessas tecnologias gera um enorme potencial de transformação para a sociedade”, afirmou, citando a automação da indústria como exemplo. A Solinftec, especializada em soluções de IoT para áreas rurais, é um exemplo de caso de uso. De acordo com Samir de Falco, líder de Desenvolvimento de Software na Solinftec, a empresa pega o dado em tempo real e o coloca na plataforma de blockchain. “IoT e blockchain funcionam juntos muito bem, pois blockchain dá a segurança que o dado é real, verdadeiro”, contou. O primeiro projeto de blockchain nesse sentido tem sido para rastreabilidade de produtos orgânicos. “Os produtores de alimento estão querendo se certificar”, disse.