O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

UIT: Cada 10% de penetração da banda larga eleva PIB em até 1,5%

Um novo estudo da União Internacional de Telecomunicações reafirma previsões de que investimentos em banda larga têm impacto direto no desenvolvimento dos países. Chamado de ‘A contribuição econômica da banda larga, digitalização e regulação de TICs’, o trabalho sustenta que cada 10% de penetração adicional das conexões fixas ou móveis à internet resultam em aumentos de 0,8% a 1,5% do Produto Interno Bruto.

“Com esse marco podemos quantificar o impacto da banda larga e da transformação digital no crescimento econômico”, festejou o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao. “Investimentos em infraestrutura de TICs são prioridade absoluta para a expansão acesso a serviços de banda larga e para ajudar no alcance das metas de desenvolvimento sustentáveis”, completou. Vale lembrar que ainda em 2009, um estudo do Banco Mundial também apontava uma correlação direta entre a penetração da banda larga e o crescimento econômico.

De acordo com o estudo, o aumento da penetração do acesso à internet é um dos aspectos a serem levados em consideração pelos países, mas que para maximizar o impacto da digitalização é necessária a adoção de diferentes políticas relativas à conectividade, computação e acesso ao comércio eletrônico. Para a UIT, o ecossistema digital tem impactos positivos na produtividade.

“Esse estudo foi construído a partir de anos de dados robustos e confiáveis. As conclusões reforçam a defesa de uma ampla adoção das tecnologias digitais e de políticas digitais ao redor do globo e é instrumental como evidência para a tomada de decisões dos países membros da UIT”, avaliou o diretor do escritório de desenvolvimento em telecomunicações da UIT, Brahima Sanou.

Os dados levam em consideração as informações coletadas ao longo dos últimos sete anos, depois da publicação de um primeiro trabalho da UIT sobre banda larga, ainda em 2012. Entre as conclusões, o impacto da banda larga fixa parece ser mais significativo em países desenvolvidos, enquanto nos menos desenvolvidos a banda larga móvel parece ter sido especialmente importante.


* Com informações da UIT

Botão Voltar ao topo