Google vai bloquear sites com anúncios abusivos
Com a nova versão do navegador Chrome, a 71, prevista para o próximo mês, a Google promete redobrar esforços para bloquear o que chama de publicidade abusiva – aí considerada aquela que afeta browsers gerando mensagens falsas, redirecionando a navegação ou mesmo tentando capturar dados pessoais. A ideia é que todos os anúncios desse tipo de website sejam bloqueados.
Não é o primeiro movimento. A versão 68 do Chrome, lançada em julho último, já previne websites de abrir abas ou janelas se forem indicados como páginas que usam publicidade abusiva. A nova versão, a sair em dezembro, prevê 30 dias para que os sites se adaptem. Os que não o fizerem terão todos os anúncios, e não somente aqueles considerados abusivos, bloqueados.
A Google indica que os usuários terão a opção de cancelar essa opção de filtro. Mas aposta que a maioria não vai desligar esse tipo de controle, que virá como padrão no novo navegador. A julgar por medidores existentes na web, o impacto será significativo, uma vez que o Chrome detém cerca de 63% do mercado de browsers, seguido pelo Internet Explorer, com cerca de 11% e do Firefox, com mais de 10%.