Huawei supera Apple e se sustenta na 2ª posição do mercado de smartphones
Pelo quarto trimestre consecutivo, as vendas de smartphones caíram no mundo, segundo a IDC. De acordo com a consultoria, foram vendidos 355,2 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2018, um declínio de 6%. No market share nacional, a Samsung se manteve na liderança, mas registrou queda e vendeu 72,2 milhões de unidades. Com o resultado, a fabricante coreana respondeu por 20,3% dos embarques de smartphones no mundo.
Apesar de o mercado chinês apresentar queda de venda – e pelo sexto trimestre consecutivo – os fabricantes chineses avançam no mundo. A Huawei superou a Apple e se sustentou na vice-liderança do mercado, com 52 milhões de smartphones, o que significa 14,6% do mercado. A Apple ficou com a terceira posição com 46,9 milhões de unidades vendidas. “A corrida no topo do mercado continua aquecida”, avalia Anthony Scarsella, gerente de pesquisa do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC.
A expectativa para minimizar a queda das vendas está no quarto trimestre – com Natal e Black Friday. “Temos muitos aparelhos novos à venda, com diversas funcionalidades como os novos iPhones, Note 9, Pixel 3 e outros. Os consumidores terão uma infinidade de opções. Esperamos um incremento nas vendas”, completa Scarsella. A IDC aponta ainda para o forte crescimento de marcas chinesas como Xiaomi, que no Brasil fracassou, Oppo e Vivo estão crescendo muito em mercados emergentes como Índia e Indonésia, o que passa a incomodar os tradicionais fornecedores.