Cloud

Startup investe na nuvem e viabiliza atendimento médico no interior do Amazonas

Na cidade de Coari, a 444 quilômetros de Manaus (Amazonas), uma pequena clínica oferece diagnósticos com a ajuda de médicos especialistas de grandes cidades, como São Paulo. Atender esses pacientes se tornou possível graças a uma parceria da clínica com a startup Portal Telemedicina, que utiliza Google Cloud Platform (GCP) e tecnologias de machine learning do Google para fornecer diagnósticos rápidos e precisos à distância. Os detalhes dessa história podem ser conhecidos no vídeo.

A Portal Telemedicina é uma startup brasileira fundada em 2014 que oferece uma plataforma on-line na qual clínicas pequenas ou em regiões remotas do país podem enviar exames para especialistas avaliarem e enviarem o diagnóstico pela internet. A empresa participou de duas edições do programa de aceleração do Google, o Launchpad Accelerator e o Launchpad Studio, o que ajudou a empresa a aprimorar sua tecnologia, além de impulsionar seus negócios.

A empresa utiliza interfaces de programação de aplicativos (APIs) do Google Cloud para encriptar os dados dos pacientes e armazená-los na nuvem. Além disso, a startup adotou  ML Engine para treinar seus algoritmos para detectar doenças em exames, o que permite ao sistema classificar a fila de diagnóstico conforme a urgência. Assim, os especialistas podem identificar quais casos são mais urgentes e, assim, priorizar o atendimento.

O médico e proprietário do Centro de Medicina Ocupacional de Coari, Ricardo dos Santos Faria, somente a combinação da tecnologia e da medicina pode melhorar a qualidade de vida e direcionar o tratamento correto de pacientes em comunidades distantes. “Temos mais de 200 vilas e aqui só é possível sair de avião ou de barco. Com a tecnologia e a parceria com a Portal Telemedicina pudemos montar a clínica e abrir as portas para um outro mundo, ultrapassando as barreiras locais da falta de profissionais especializados e de infraestrutura”, afirma.

Para o cofundador e CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, o uso de Google Cloud também ajudou a startup a reduzir drasticamente o valor do serviço para a clínica. “Estamos crescendo e operando em grande escala por causa do Google Cloud e hoje já geramos cerca de 3 mil laudos diariamente com uma equipe de 30 médicos. Além do Brasil passamos a atender a Angola, na África, e pretendemos ampliar nossa atuação, chegando até os Estados Unidos e a Europa”, explica Figueroa.


Botão Voltar ao topo