Indústria de informática e eletrônicos acumula queda de 13% no primeiro trimestre
O ano de 2019 não começou com bons resultados para a indústria brasileira. Segundo números divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira, 3/5, o primeiro trimestre é de queda acumulada de 2,2%, espalhada pelos diversos setores e em um desempenho que deteriora o ritmo ruim que já vinha do ano passado. E nesse cenário, foi pior ainda o desempenho do segmento de produtos de informática e eletrônicos.
Em março, a indústria de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos recuou 1,3%, em linha com a queda média da indústria em geral. Mas como mostra o IBGE, o segmento acumula queda de 13% no primeiro trimestre do ano, de longe o pior desempenho entre os 26 setores avaliados pelo instituto.
A comparação com março de 2018 é ainda pior, um tombo de 23,7%. Mas em todos os cenários a análise do IBGE é de que essas quedas estão sendo puxadas pela redução na produção de televisores. O que não chega a surpreender considerando-se a comparação com um ano de Copa do Mundo, incrementado pela troca de aparelhos por conta da transição para a TV Digital.