SAP tem a ambição de mudar como se compra na nuvem
A jornada rumo à empresa inteligente está baseada na economia da experiência, na qual a plataforma digital integra tecnologias inteligentes e gerenciamento de dados; e conta com soluções que combinam dados de experiência (X-data) com dados operacionais (O-data) para medir e aprimorar as quatro principais experiências de negócios — as de clientes, funcionários, produtos e marcas.
“Nós construímos um forte portfólio de produtos para o mundo híbrido, pelo qual as empresas podem operar tecnologias líderes e fazer o gerenciamento de dados com base no SAP Hana e, assim, moverem-se em seus próprios ritmos na jornada da inovação”, ressaltou Bill McDermott, CEO da SAP, na abertura do Sapphire Now, nesta terça-feira, 07/05, evento que reúne cerca de 30 mil pessoas nesta semana em Orlando (EUA).
“Nós temos de desenhar e desenvolver a empresa inteligente, desde a perspectiva do cliente e do empregado”, acrescentou Christian Klein, chief operating officer da SAP. O executivo enfatizou que há três grandes impulsionadores nesta direção: inovação com inteligência artificial, que segue no foco da SAP; análise em tempo real; e integração das soluções. “A integração do nosso cenário de soluções fornece uma vantagem competitiva no mercado, porque, especialmente na era digital, é preciso assistir a novos modelos de negócios e ao cliente. A experiência do cliente mudou”, disse.
Seguindo esta linha, McDermott sinalizou que os dados coletados dos clientes, empregados, marcas e produtos deveriam estar guiando os sistemas operacionais das companhias. “Os X-data estavam desorganizados ou nem existiam. SAP tem de ser a plataforma que combina X-data e O-data para direcionar uma personalização em larga escala. Para isto achamos o parceiro ideal”, ressaltou o CEO, antes de chamar ao palco Ryan Smith, CEO e cofundador da Qualtrics International, firma adquirida pela SAP por US$ 8 bilhões em dinheiro no fim do ano passado.
As conversas entre SAP e Qualtrics começaram há dez meses. A compra foi anunciada em novembro de 2018 e concluída em janeiro deste ano e faz parte de uma jornada de fusões e aquisições da multinacional alemã para transformação de suas soluções para nuvem e para uma abordagem mais holística das soluções. Desde 2010, a SAP aportou US$ 70 bilhões em inovação. Atualmente, a empresa conta com 100 mil funcionários alocados em 190 países.
Ao comentar a compra pela SAP, Smith revelou que preparava a empresa para abrir capital. Com o IPO visava levar o gerenciamento da experiência (experience management, em inglês) para todo o mundo. “Mas daí encontrei o Bill e a SAP e ficou claro desde o primeiro encontro que nós poderíamos fazer algo juntos”, revelou.A meta é ambiciosa: transformar completamente a nuvem e a competição entre as empresas.
“Com o avanço da internet, mídias sociais, smartphones… nunca foi tão fácil para os clientes, funcionários e stakeholders avaliarem quais companhias estão entregando a melhor experiência e quais não estão. Hoje as organizações são desproporcionalmente recompensadas se entregam uma ótima experiência e são absolutamente punidas se não o fazem”, destacou. “O gerenciamento da experiência é a única vantagem competitiva sustentável”, completou Smith.
Durante o Sapphire, a SAP anunciou dez novas soluções em decorrência da compra da Qualtrics. Das novas ofertas, quatro são para experiência do cliente (CX), três para experiência do funcionário e três para pesquisa de mercado. Elas integram X-data diretamente em aplicações de negócios, como os sistemas CRM, ERP ou HCM (gestão de capital humano), para realizar melhorias e ações contínuas.
*Roberta Prescott foi a Orlando a convite da SAP Brasil