3,5GHz é uma ‘banda de ouro’ para o 5G
O ecossistema para implantação da rede de quinta geração (5G) estará maduro muito rapidamente, mais cedo do que a expectativa, opinou Du Yeqing, vice-presidente para produtos 5G da Huawei, em entrevista à CDTV, durante o Painel Telebrasil 2019, realizado de 21 a 23 de maio, em Brasília.
A justificativa, explicou o VP da fabricante chinesa, está no fato de os grandes mercados grandes, entre eles a própria China, já estarem adotando comercialmente – mesmo que em piloto – o 5G. Uma das preocupações das prestadoras de serviços de telecomunicações com o ecossistema 5G é sobre o baixo número de terminais disponíveis para tecnologia, mas para Yeqing este não é um problema. “Estamos mais adiantados que no 4G”, afirmou.
Na entrevista, o executivo também comentou acerca de patentes dos fabricantes e das faixas de frequências que estão sendo destinadas para o 5G. “Definitivamente, a Banda C será a principal e mais popular para 5G”, afirmou, completando que as faixas de 2,6 GHz — até porque a China Mobile já assignou esta frequência — e a 3,5 GHZ deverão ser as “bandas de ouro de 5G”. A faixa de 3,5GHz será uma das licitadas pela Anatel no leilão previsto para o primeiro trimestre de 2020. Assistam a entrevista com Du Yeqing.