Plataforma gratuita CODE-IoT da Samsung qualifica mais de 50 mil pessoas no Brasil
Quase 50 mil pessoas interessadas em tecnologia estão interagindo com a plataforma CODE-IoT, desenvolvida pela Samsung, em parceria com o LSI-TEC (Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico), da USP. Voltada para ensino fundamental e médio e para o leigo, a CODE-IoT, conta a gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil, Isabel Costa, despertou também a atenção dos alunos de graduação universitária. “Tanto é assim que estamos preparando módulos para esse tipo de profissional, que tem uma outra expectativa de um curso online”, revela.
As aulas na plataforma CODE-IoT são divididas em três etapas, com seis cursos de duração de 6 semanas (em português, espanhol e inglês). Entre os temas abordados estão introdução à Internet das Coisas; Aprendendo a Programar; Eletrônica: Conceitos e Componentes Básicos; Programação Física; Aplicativos para Dispositivos Móveis; e Objetos Inteligentes Conectados.
Quem também ganhou atenção especial foram os professores. Mas para eles, as aulas são presenciais, realizadas em um sábado. “É claro que eles podem e devem interagir com a plataforma online, mas precisam ter uma preparação especial. Deu tão certo, que no dia 14 de junho, vamos para Manaus preparar 400 professores”, conta Isabel Costa.
Para ela, o ensino de programação precisa ser obrigatório nas escolas, não apenas porque TICs têm oportunidades de emprego não preenchidas, mas porque prepara o aluno para o pensamento lógico, necessário em tantas outras funções do mercado. O CODE-ioT é uma iniciativa da Samsung Brasil, a partir de modelos da matriz, mas já está sendo replicado em outros países. “Pensamos em IoT porque há um campo imenso de oportunidades”. Assistam a entrevista com Isabel Costa, gerente de cidadania corporativa da Samsung Brasil.