Inflação da internet está acima do IPCA, indica pesquisa
O Índice de Inflação na Internet (E-Flation), que mede a variação de produtos no comércio eletrônico, registrou queda de 1,39 ponto percentual em maio, registrando índice de -0,93%. Mas em que pese esse recuo no mês, os acumulados sugerem que os preços na internet estão acima da inflação oficial.
O estudo, realizado pelo IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, indicou taxa de 7,54% no ‘e-flation’ acumulado de 12 meses, uma queda de 1,34p.p. em relação ao mês anterior e aumento de 9,72p.p. comparado ao mesmo período do ano passado.
Vale lembrar que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, medido pelo IBGE, foi de 0,4% em maio – portanto superior ao e-flation. No entanto, para os demais períodos, a diferença é grande. O IPCA acumulado em 12 meses terminados em maio foi de 4,66% (contrea os 7,54%).
Segundo o estudo da IBEVAR, as categorias que mais apresentaram baixa foram perfumes e cosméticos com -7,23% e eletroeletrônicos com -2,61%. Já os segmentos que marcaram aumento, mesmo com um índice geral de queda, foram cine e fotos (0,85%) e telefonia e celulares (0,71%).