Serpro quer ser integrador do Governo em Internet das Coisas
O Serpro abriu nesta quinta-feira, 18/7, uma consulta pública tendo em vista a contratação de solução gerenciamento de dispositivos de internet das coisas, com serviço de instalação, configuração e parametrização. O objetivo da estatal é, expressamente, se tornar integrador de soluções, de olho em ofertas especialmente para o governo federal, mas também estaduais e municipais.
“O Serpro se posiciona como o agente integrador de tecnologias de Iot e sistemas estruturantes de governo. Desta forma, o Serpro incluiu como objetivo estratégico a implantação da plataforma de internet das coisas em ambiente produtivo ainda esse ano”, informa a estatal.
A ideia, explica ainda o Serpro é que “essa plataforma permitirá o gerenciamento de dispositivos, recebimento e envio de dados além de integração com sistemas estruturantes. O público-alvo a que se destina, pode passar pelas esferas municipais, estaduais e federais de governo além do envolvimento com iniciativas privadas. Ela viabilizará novos negócios no universo de coisas autônomas além dos acordos de cooperação técnica já firmados com a empresa.”
Com esse objetivo, o Serpro prepara a contratação da solução de gerenciamento dos dispositivos conectados. Entre as premissas dessa contratação, a estatal adianta que o modelo deverá ser de instalação dentro da nuvem do Serpro, permitindo que as atividades de monitoramento do ambiente, bem como o gerenciamento, instalação possa também ser realizada pela estatal.
Aponta, ainda, que funcionalidades relacionadas ao gerenciamento de dispositivos devem ser ofertadas via interface web, e via API para acesso externo à solução. Que também deve possibilitar a integração com algoritmos de inteligência artificial para o processamento de texto, imagens, vídeos, e outros algoritmos aplicáveis.
Explica a estatal que “a solução de Gerenciamento de Dispositivos IoT deve ser fornecida na forma de uma plataforma integrada de tecnologia para dar suporte a todas as iniciativas do Serpro que envolvam o gerenciamento de dispositivos, recebimento e envio de dados para dispositivos sob protocolos mqtts, mqtt, http, https”.
Assim, o objetivo dessa consulta pública é colher proposta, críticas e sugestões, que servirão de base para licitação a ser realizada logo em seguida. Os questionamentos e sugestões devem ser enviados para os e-mails: [email protected] ou [email protected], desde esta quinta e até o próximo 29/07. Mais informações neste link.