ABRANET acusa Mastercard de frear a competição nos meios de pagamentos
A ABRANET publicou nesta quarta-feira, 14/08, informe publicitário nos jornais “Folha de S.Paulo”, “O Estado de S. Paulo” e “O Globo” em defesa da livre competição no mercado de meios de pagamentos. No anúncio, a entidade informa sobre a decisão unilateral da Mastercard de praticar aumentos abusivos das tarifas pagas a bancos em transações de crédito, prejudicando lojistas e consumidores, e beneficiando os bancos emissores.
Segundo a nota oficial da Abranet, a Mastercard, maior bandeira no mercado brasileiro, anunciou reajustes de até 40% em vendas no cartão de crédito, que afetarão diretamente os micro e pequenos empreendedores. A medida contraria a orientação do Banco Central, que tem tomado ações favoráveis à competição no segmento.
“As prestadoras de serviços digitais de meios de pagamentos têm sido as responsáveis pela inclusão financeira no Brasil e estão dinamizando a economia. Não se pode impor barreiras à competição, principalmente usando o poder de marca”, reage o presidente da entidade, Eduardo Neger.
A entidade justirfica a ação dizendo que “se posiciona em defesa dos interesses das empresas e da sociedade para garantir o crescimento, os modelos de negócio, a sustentabilidade e o uso amplo e democrático da Internet.”