TI e programação são as áreas que mais contratam freelancers
Um estudo realizado pela plataforma de empregos Workana revela que as categorias mais contratadas para trabalhos freelancers estão relacionadas com o mercado digital, especialmente serviços de TI e Programação (46,8%), além de Design e Multimídia (24,8%). Os dados são do relatório anual da plataforma e avaliam o ano de 2018.
Os dados indicam não apenas a disseminação das contratações online, como seu crescimento, uma vez que no relatório do ano anterior a participação dos freelancers em TI e programação era de 30%. Além disso, a pesquisa destaca que apenas 19,3% dos profissionais analisados pela plataforma Workana são da área de TI e programação. A conclusão é que “há empresas realmente brigando pelos melhores trabalhadores e não é difícil se destacar neste setor”.
O nível de especialização é um dos componentes fundamentais para os profissionais freelancers e os dados apontam que 74% dos programadores possuem nível superior completo e mais 12% já com título de pós graduação. Enquanto 8% concluíram ensino médio e outros 6% contam cursos técnicos ou profissionalizantes.
A relatório também analisou o grau de expertise quando os projetos são dedicados à área de design e multimídia: 34% tem ensino médio concluído, 50% possui formação universitária, cursos técnicos ou profissionalizantes totalizam 9% dos profissionais e apenas 7% são pós graduados.