Angola Cables: Baixíssima latência já faz a diferença no negócio de data center
A Angola Cables não é uma empresa de cabo submarino ou de datacenter, ela é uma companhia que vende infraestrutura e capacidade e toda evolução da tecnologia- que demanda consumo de dados – é muito bem recebida, com o 5G e a Internet das Coisas, afirma o country manager da Angola Cables, Victor Costa.
O executivo, que participou do XII Seminário TelComp 2019, realizado no dia 12 de novembro, em São Paulo, diz que o momento da empresa é o de consolidar os investimentos feitos – em torno de US$ 300 milhões- e fazer a realização dos lucros.
“Temos o que o mercado está procurando que é a baixíssima latência. Como temos um cabo muito novo e um datacenter de última geração oferecemos 60 milissegundos de latência na rota para Luanda, Angola, o que é muito baixo. E temos outro cabo chegando, que é o Monet, que vai a Flórida e São Paulo. A baixíssima latência é um diferencial relevante nos nossos negócios”, conta Costa.
Recentemente a Angola Cables fechou uma parceria com a DE-CIX, marca líder mundial em serviços de interconexão, detentora de uma vasta gama de serviços premium de interconexão a uma variedade de IXs neutros para operadoras e datacenters, interligando mais de 100 países e 1.700 operadoras em todo o mundo. O objetivo é o de expandir capacidades e impulsionar negócios de provedores de Internet via ligações Sul-Sul pelo Atlântico.
À CDTV, do Convergência Digital, o country manager da Angola Cables diz que o melhor para o mercado de datacenters no Brasil será a economia voltar a crescer. Mas observa que se há uma estratégia para incentivar a chegada de outros datacenters é relevante pensar no custo do insumo. “Energia elétrica é a alma de um data center e o custo está absurdo. A melhor política pública seria a de reduzir esse custo, principalmente nos Estados que cobram o ICMS”, observa. Assista a entrevista com Victor Costa.