O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Segurança

Governo terá guia para implantar a LGPD nos órgãos públicos

A menos de 200 dias da vigência da Lei Geral de Dados Pessoais, o governo federal enfrenta tantas, ou mais, dificuldades para cumprir as exigências da nova legislação. Em um trabalho paralelo com a transformação digital dos serviços públicos, a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia também se debruça, no papel de ente central da TI federal, em como orientar os órgãos públicos nessa adaptação. 

“A Lei Geral de Proteção de Dados é multidisciplinar. Envolve a segurança da informação, mas também a área jurídica, administrativa, ouvidoria, comunicação. Temos um trabalho forte de segurança cibernética na LGPD e com o Comitê Central de Governança de Dados esse tema vai ser tratado ali. Estamos elaborando um guia, a ser lançado daqui alguns meses, com orientações para a administração pública em relação a implementação da LGPD, com roadmap envolvendo não só a questão de segurança, mas também essas áreas multidisciplinares”, explica o coordenador-geral de segurança da informação da SGD, Anderson Souza. 

Como defendeu ao participar do 7º seminário Cyber Security – Gestão de Risco no Governo, promovido pela Network Eventos em Brasília, a segurança cibernética exige compartilhamento de responsabilidades entre quem oferece, gerencia e usa os serviços. 

“A gente acredita no modelo de risco compartilhado entre o gestor, o fornecedor e o próprio cidadão que vai utilizar aquele serviço. Temos o trabalho de monitoramento de riscos das plataformas de governo digital e fazemos um trabalho junto com o GSI, junto com os fornecedores, Serpro, Dataprev, em relação a esse monitoramento. E isso envolve a implementação de controles de segurança cibernética, seja para prevenir ou mitigar os eventos de riscos nessas plataformas.” Assista a entrevista.


Botão Voltar ao topo