Receita global de telecom vai perder R$ 200 bilhões em 2020
As operadoras de telecomunicações devem sofrer uma queda de 3,4% nas receitas em 2020 como consequência da pandemia do novo coronavírus. A projeção é da consultoria Analysys Mason e vale para o mercado global. As maiores perdas devem ficar com operadoras em países em desenvolvimento. Nas contas da Analysys Mason, haverá perdas de US$ 40 bilhões em cada um dos anos de 2020 e 2021 nesses países.
A empresa também projeta que alguma recuperação, da ordem de 0,8%, virá em 2021. Antes da pandemia, as estimativas eram de crescimento de 0,7% das receitas em 2020.
Os analistas da consultoria justificam a queda nas receitas como consequência do aumento do desemprego, fechamento de negócios, além do esfriamento da economia de forma geral, com impacto na demanda por serviços corporativos.
Por outro lado, na ponta dos serviços para os consumidores haverá maior demanda, o que alimenta a perspectiva de a maioria das operadoras será capaz de garantir bons níveis de resiliência no faturamento.
No campo da recuperação pós-crise, a expectativa é que a queda nos investimentos neste momento seja compensada por aportes no 5G, que deverão contar com estímulos governamentais.