Globo afirma que ataque hacker não ‘roubou’ dados de usuários
Um ataque do grupo de hackers OurMine, supostamente da Arábia Saudita, ao sistema de notificações push da Globoplay e da GShow surpreenderam usuários dos dois serviços, controlados pelas Organizações Globo: no final da noite de sábado, dia 16, as notificações do aplicativo Globoplay e do Gshow (para smart TVs e dispositivos móveis) passaram a exibir mensagens enviadas pelo grupo, que direcionavam o cliente para outro site.
Em nota, o Globoplay esclareceu que a invasão foi apenas no sistema de notificação do app, que nenhuma informação de usuário foi comprometida e que não é necessário apagar o aplicativo. “Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema. Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados”, pontua a companhia.
O grupo é o mesmo que sequestrou dezenas de contas de equipes da Liga Nacional de Futebol (NFL) dos EUA em janeiro. Em Fevereiro, foram hackeadas as contas do Twitter e do Instagram pertencentes ao Facebook. O grupo OurMine já fez outros ataques nos últimos anos, dos quais o mais notável foi contra a plataforma de vídeos Vevo, em 14 de Setembro de 2017, de onde o grupo alegou ter vazado 3TB de dados.
*Com informações do site CISO Advisor