Telecom

4G: Claro e TIM lideram em velocidade, cobertura e experiência de vídeo

Um novo levantamento da empresa britânica Open Signal indica que a qualidade dos vídeos pelo celular melhorou nos últimos seis meses no Brasil, particularmente nas conexões da Claro e da TIM, que mais uma vez lideram nas métricas avaliadas de velocidade e disponibilidade. 

“Nos últimos seis meses vimos melhorias impressionantes na Experiência de Vídeo no Brasil. Os usuários de duas das quatro redes nacionais, TIM e Claro, elevaram essa Experiência de Vídeo de Bom para Muito Bom. Isso indica que os usuários nessas redes viram carregamentos mais rápidos e travamentos muito ocasionais quando fizeram streaming em seus celulares”, indica o relatório

Pela medição da Open Signal, a Claro atingiu a nota de 68,7, enquanto a TIM 65,1 na escala que vai até 100 pontos e sendo 65 a marca do ‘Muito Bom’. A Vivo aparece com 63,2 pontos, enquanto a Oi, com 56 – ambas enquadradas na escala como ‘Bom’.  

Ainda segundo a pesquisa, a Claro manteve-se como a operadora móvel com maior velocidade de download, com taxa média de 23,4 Mbps, enquanto a TIM continua sendo a com maior disponibilidade, com acesso ao 4G em 88,2% do tempo. Em que pese variações na velocidade média e no percentual de cobertura, são posições estáveis desde 2018. 

Com base em medições a partir de 11,5 milhões de celulares no Brasil, a pesquisa diz que a TIM lidera em disponibilidade em 23 estados do país, sendo que em oito deles – Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pará, Amazonas, Amapá, Goiás, Sergipe e Acre – o 4G é acessado mais de 90% do tempo. Na média, bem à frente da disponibilidade nas concorrentes Vivo (79,5%), Claro (79%) e Oi (70,2%). 


A Claro lidera nas três métricas de experiência: vídeo, app de voz e jogos, além das maiores velocidades de download e upload. Os 23,4 Mbps médios de download são 50% mais rápidos que a média da segunda colocada, a Vivo, com 15.6 Mbps, e mais ainda da TIM (13,9 Mbps) e da Oi (10,2 Mbps). A empresa lidera em 22 estados do país, com recorde em Santa Catarina (35,8 Mbps). 

Botão Voltar ao topo