Solidariedade e Tecnologia em tempos difíceis
“O mundo não será mais o mesmo após a COVID-19”. Essa é a frase que mais temos ouvido nos noticiários, na maioria das vezes com uma conotação negativa. É certo que essa pandemia trará consequências socioeconômicas para a grande maioria dos países, assim como, também é inegável a mobilização de governos e empresas de todo o mundo para minimizar esses impactos.
O ponto, aqui, é: estamos também atentos às coisas boas que têm acontecido neste período? Porque elas existem! Apesar de sermos o tempo todo bombardeados por notícias difíceis e, muitas vezes, desanimadoras, há um lado bom em toda essa história – e precisamos nos alimentar dele diariamente, não só para não nos abatermos, mas, sobretudo, para levarmos para o amanhã os aprendizados de hoje.
As lições de solidariedade vêm dos mais diversos segmentos. De restaurantes que continuam funcionando para prover comida aos moradores de rua à produção de álcool gel e EPIs por empresas que não atuam no setor; de crianças que gravam vídeos com mensagens de carinho a profissionais da saúde a especialistas que oferecem, gratuitamente, auxílio psicológico para as pessoas cuidarem de sua saúde mental.
Esses são apenas alguns exemplos que se somam a dezenas de outros – isso contando, apenas, os que eu sei! Tomar todas as medidas indispensáveis para que as pessoas estejam protegidas e que, com seu trabalho, contribuam para que bancos, operadoras, hospitais, escolas, entre outras organizações, permaneçam atendendo à população é algo que está sendo muito bem trabalhado por boa parte das empresas.
Sinto um orgulho imenso quando paro e penso que, juntos, como uma organização, através do conhecimento de nossos profissionais e da dedicação de nossos times de trabalho, conseguimos trazer um pouco de normalidade a esses dias tão estranhos que vivemos. É a nossa gente que faz a diferença, com sua proatividade, liderança e espírito de equipe.
Para mim, o mundo será melhor após a COVID-19. Quando nos confrontamos com uma crise dessa magnitude e vemos a solidariedade prevalecendo, não há como abandonar todo esse aprendizado. Um futuro melhor está sendo construído agora.
Se cuidem, cuidem dos seus!
Rodrigo Parreira é CEO da Logicalis na América Latina