Ex-Google adverte: EUA perdem cada vez mais o 5G para a China
Os Estados Unidos estão perdendo a guerra do 5G para o seu principal rival estratégico, a China e podem perder muito mais se mantiverem a política de uso para a banda C, faixa de 3,7GHz a 4,2GHz, advertiu o ex-CEO do Google, Eric Schmidt, em artigo publicado no Financial Times. Segundo o executivo, manter o preço alto do espectro determinará um ‘revés digital sem tamanho’.
No artigo, Schmidt pediu ao Congresso norte-americano que implemente ‘ estratégias agressivas e inovadoras’ para acelerar a construção da infraestrutura de 5G em todo o País. Especificamente, ele pediu financiamento para a expansão das redes e incentivos para quem implementar redes rápidas, inclusive, por meio de acordos de compartilhamento de espectro.
“Investir em redes de telecomunicações móveis 5G é uma prioridade urgente dos Estados Unidos. Não podemos ficar mais para trás”, reforçou Eric Schmidt. O leilão da banda C nos EUA aconteceu no dia 15 de janeiro após 97 rodadas, o processo atingiu uma arrecadação bruta de US$ 80,9 bilhões.
Segundo a agência, este é o maior valor já obtido em leilões de espectro nos EUA, desbancando o chamado AWS-3, que levantou cerca de US$ 44,9 bilhões entre 2014 e 2015. Ao todo, 5.694 licenças foram colocadas em disputa neste Auction 107, com 57 empresas qualificadas para lances. Os licitantes, agora, atravessam a fase de atribuição das frequências, para a qual a FCC ainda publicará as regras.