Oi está fora do leilão do 5G
A Oi está fora do leilão 5G. Em audiência sobre o edital promovida nesta quarta, 10/2, pelo grupo de trabalho sobre o tema na Câmara dos Deputados, a empresa confirmou que com o desaparecimento da Oi Móvel, fatiada pelas concorrentes Vivo, Claro e TIM, não há motivos para ir em busca de novas radiofrequências.
“É importante destacar que a Oi está em processo de venda da sua operação móvel. Logo a Oi não irá participar do leilão de 5G”, explicou o vice-presidente de relações institucionais da operadora, Eduardo Levy. “Até por isso não temos opinião formada [sobre o edital]”, completou.
Não chega a ser uma surpresa para quem acompanha o mercado de telecomunicações no país. Além de a operação móvel deixar de existir, e com ela o veículo para utilização das frequências, a própria venda é resultado das dificuldades financeiras de uma empresa que já deixou de participar do leilão anterior, em 2014, quando foram vendidas fatias da faixa de 700 MHz.
Mas se evitou comentar pontos do edital debatidos durante a audiência promovida pelo GT 5G da Câmara, o executivo ressaltou ser importante que o leilão concentre os valores nos investimentos a serem feitos pelas empresas vencedoras.
“É importante que os benefícios de um leilão não arrecadatório sejam transferidos para o consumidor em cobertura e preço. Obrigações sem relação direta com o escopo do leilão vão onerar o edital”, completou Levy.