Segurança

Sistemas de governo tiveram mais de um vazamento por dia em 2020

Dados do Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do Governo (CTRGov) mostram que em 2020 foram registradas 5,3 mil ocorrências em órgãos públicos, sendo 400 casos especificamente relacionados ao vazamento de informações – mais de um por dia. 

O panorama foi destacado pela Associação Nacional de Profissionais de Privacidade de Dados, entidade criada em 2019 e que congrega 9 mil associados entre operadores, controladores e encarregados de dados,  que nesta sexta, 26/3, realiza um segundo congresso nacional. 

O presidente da ANPPD, Daniel Alves, aponta para investigações sobre a venda ilegal de informações no Serpro e na Dataprev e diz que “a situação dos órgãos públicos nesse quesito é preocupante”. 

A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia ressalta que dos 399 incidentes que provocaram vazamentos em órgãos públicos em 2020, 45 foram em órgãos do governo federal, 11%. “Houve uma acentuada queda em 2020, em relação ao ano anterior – em 2019, haviam sido 2.404 incidentes com vazamentos em órgãos públicos do país”, aponta a SGD, em nota a esta Convergência Digital. 

Segundo a ANPPD, na última auditoria sobre governança de TI nos órgão federais, feita em 2016, o Tribunal de Contas da União revelou que apenas 11% deles tinham um bom nível de segurança. E na comparação com outros países, o Brasil ocupa o 70º lugar no ranking global de segurança.


“Quando o assunto é a LGPD, as pessoas logo pensam como as empresas privadas farão uso das informações coletadas dos clientes, mas se esquecem que a Lei também deve ser cumprida pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.”

* Com informações da ANPPD e do ME

Botão Voltar ao topo