CRM e big data da TIM vão estar 100% na nuvem até junho
Todo o CRM, atendimento ao cliente, e o big data da TIM vão estar 100% na nuvem até o final do segundo trimestre, ou seja, até junho. A operadora, durante a teleconferência de resultados do primeiro trimeste de 2021, nesta quinta-feira, 06/05, confirmou ainda que todos os datacenters de TI vão ser desativados até 2023.
A migração para a nuvem faz parte de um plano estratégico da operadora, que envolve digitalizar todos os processos, inclusive nas plataformas de atendimento e relacionamento. Desde o ano passado, com as mudanças causadas pela Covid-19, a TIM entendeu a necessidade de acelerar seu processo de transformação digital, ao verificar as mudanças no comportamento do consumidor, ajustando fluxos e plataformas para manter seu padrão de atendimento ao cliente.
Em março deste ano, a TIM anunciou a migração dos seus datacenters para os datacenters da Microsoft, no Rio de Janeiro, e para o da Oracle. O big data, que também vai para a nuvem, está hospedado no Google Cloud.
“Esse é um investimento que prepara a TIM para o 5G. Ter a menor latência é um objetivo. Vamos levar todas as nossas aplicações para cloud e vamos também levar a cloud para a borda de rede. Esse é um trabalho que começamos em 2017, com a virtualização de rede, e hoje, já temos mais de 50% da nossa infraestrutura virtualizada”, afirmou o CTiO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, em março, quando a TIM fez o anúncio da jornada cloud.