Segurança

Governo dos EUA impõe novo padrão de segurança cibernética aos softwares

Ainda sob efeitos do ataque hacker que provocou o desligamento do principal oleoduto da Costa Leste do país, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou uma ordem executiva na que impôs novos padrões à segurança cibernética de qualquer software vendido ao governo federal do país. 

Pela primeira vez, os Estados Unidos exigirão que todos os softwares adquiridos pelo governo federal atendam, em seis meses, a uma série de novos padrões de segurança cibernética. Embora as empresas tivessem que se “autocertificar”, os infratores seriam removidos das listas de compras federais, o que poderia acabar com suas chances de vender seus produtos no mercado comercial. 

A ordem também estabelece um conselho de revisão de incidentes, assim como as equipes que investigam acidentes aéreos, para aprender lições com os principais episódios de hackers. Adicionalmente todas as agências federais deverão criptografar os dados, sejam eles armazenados ou transmitidos.

Embora todos os presidentes dos EUA desde George W. Bush tenham emitido diretrizes relacionadas às defesas digitais do país, a ordem de Biden visa atingir profundamente o setor privado. E é muito mais detalhado do que os esforços anteriores.

* Com informações do NYT


Botão Voltar ao topo