Após briga de um ano com IBM, Microsoft confirma Rodrigo Kede Lima como presidente na América Latina
A Microsoft anunciou nesta quarta, 19/5, que Rodrigo Kede Lima é o novo presidente para a América Latina e Vice-Presidente Corporativo da Microsoft Corporation. A confirmação se dá quase um ano depois da indicação do executivo para o posto, que ficou pendente por conta de uma disputa judicial aberta pela IBM.
Como lembrou a própria MS no comunicado desta quarta-feira, a carreira de Lima começou na IBM, em Finanças Corporativas, onde também dirigiu a Divisão de Serviços no Brasil e, posteriormente, tornou-se Presidente da IBM Brasil. Após um período na empresa brasileira TOTVS, ele voltou para a IBM como Presidente para a América Latina e depois mudou-se para os EUA para liderar o negócio de serviços globais da IBM.
Por conta disso, a IBM reclamou da nomeação de Lima, que alegou “violação do acordo de não competição ao buscar colocação imediata nos altos níveis da Microsoft, onde ele não terá como evitar explorar as relações com clientes da IBM e usar o conhecimento de planos confidenciais para enfrentar a IBM”. Como resultado, a efetiva nomeação do Rodrigo Kede Lima foi adiada desde junho de 2020.
Segundo a Microsoft, a principal prioridade do novo presidente para a região será apoiar e acelerar ainda mais a transformação digital de países e comunidades por toda a América Latina por meio da adoção de tecnologias que vão de serviços em nuvem até Inteligência Artificial, enquanto contribui para que os clientes da Microsoft na região acelerem o crescimento de seus negócios e criem seu próprio caminho rumo à transformação digital.
Rodrigo Kede Lima passa a ser responsável por toda a oferta de produtos, serviços e suporte da Microsoft na América Latina, e vai liderar uma operação que inclui 30 escritórios em 22 países.