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Grupo Martins reforça Analytics para acelerar transformação digital

Atacadista quer, ao priorizar a inteligência dos dados com o SAS, entregar o produto correto, no momento certo, no lugar certo, com o preço certo para os clientes, pontuou o CIO e líder de vendas B2B/B2C no Martins Atacadista, Nilton Mayrink.

“É a tecnologia que gera mais valor a partir dos dados capturados nas operações. Nós armazenamos e processamos esses dados para convertê-los em informação útil e devolvê-los em inteligência para o mercado. Assim, é possível tomar decisões assertivas e avaliar indicadores de produtividade e competitividade, além de conhecer o comportamento dos nossos clientes, e dos clientes para nossos clientes”, explicou Nilton Mayrink, CIO e líder de vendas B2B/B2C no Martins Atacadista. “Talvez seja mais importante compreender o cliente dos nossos clientes, porque é uma forma de ajudá-los a melhorar seus negócios”, adicionou ao participar do SAS Global Forum 2021.

Em uma das iniciativas, o Grupo Martins conta com o iMAIS, uma ferramenta de inteligência de mercado que utiliza indicadores analíticos baseados em dados de comportamento do mercado regional. “Essas informações oferecem aos clientes dados analíticos poderosos para uma decisão mais assertiva. Usamos as informações para ajudar nossos clientes a desenvolverem seus negócios”, enfatizou Mayrink.

No fim, o objetivo que o grupo busca é entregar o produto correto no momento certo, no lugar certo, com o preço certo para seus clientes. A operação, hoje, trabalha com perto de 450 fornecedores diferentes, tem 232 mil clientes B2B por ano e faz aproximadamente 350 mil entregas por mês. Em 2019, o Martins criou um marketplace B2B para que os clientes tivessem em um só lugar, 24 horas por dia, acesso a um mix expandido de produtos, às soluções financeira e educacional nos ecossistemas da plataforma de negócios. O sistema tem como objetivo atingir a marca de 1 milhão de clientes. Para desenvolver a plataforma a empresa contou com o uso de analytics.

O relacionamento com o SAS começou em 2006 e tem ajudado a companhia em processo, tais como mailing digital de vendas. “Queda de preços é importante para ajudarmos nossos clientes; regras de relacionamento no mercado; pedido de fornecimento; cálculo de custeio baseado em atividade; fazer previsões e classificação de vendas… e mais. Muitos processos se beneficiam da nossa relação com o SAS com ferramentas e serviços para melhorar. No fim, nosso objetivo é sempre definir o melhor produto, prazo, local e preço para ajudar nossos clientes”, disse.

O Grupo Martins faz uso SAS Viya para aumentar a produtividade e a eficiência em processos administrativos e operacionais. “O SAS Viya nos permite transformar dados brutos em insights que sustentam decisões. É algo estratégico, pois nos permite compreender e ajudar nossos clientes. Repito o tempo todo, entender e ajudar nossos clientes, e entregar a eles a melhor proposta de valor, o melhor produto, e o prazo, local e preço certos, é fundamental”, apontou.


Com o SAS Viya, a companhia criou painéis para monitorar, em tempo real, diversos processos da operação, tais como monitoramento digital, gerenciamento de vendas digitais, gerenciamento de vendas presenciais, gerenciamento de compras, dados de desempenho diário, programa de fidelidade, monitoramento de vendas digitais em tempo real, painéis de e-commerce B2C e B2B, painéis de e-commerce B2B2C, painéis logísticos e de cadeia de suprimentos. A gestão da comunidade também utiliza o SAS Viya: são quase 5 mil funcionários diretos e 1.500 em gestão e funções administrativas.

Tais iniciativas têm andado aliadas à meta de acelerar a transformação digital. O analytics melhorou o desempenho digital. “A participação das vendas digitais nas vendas totais de e-commerce aumentou de quase 28% no ano passado para 65,16%. E isso aconteceu porque usamos análise de ativos em nossa operação”,completou o executivo.

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