Polícia Federal prende dois suspeitos de tentarem hackear a Justiça de São Paulo
A polícia federal cumpriu nesta quarta-feira, 19/05, por determinação da 7ª Vara Federal Criminal de São Paulo, diligências para a prisão preventiva de dois homens apontados como os responsáveis por uma ação hacker que pretendia manipular processos no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). Um dos suspeitos já foi preso e o outro é considerado foragido.
A polícia iniciou as investigações com base em relatórios de inteligência produzidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). Segundo os registros, foram usadas assinaturas fraudulentas de dois magistrados da Justiça Federal de São Paulo. Elas foram neutralizadas no sistema após a identificação.
Os homens tentaram obter vantagens pessoais e financeiras, por meio de certificados digitais falsos e contas sequestradas, em levantamento de valores de processos com tramitação na Justiça Federal em São Paulo. Os suspeitos ainda tentaram bloquear o rastreio de navegação do aparelho, mas a polícia os identificou em Campo Grande (MS).
Os antecedentes criminais dos indivíduos incluem práticas semelhantes às investigadas na operação deflagrada nesta quarta-feira, 19, denominada Escalada Cibernética. Os homens podem responder pelos crimes de uso de documento falso, furto qualificado e invasão de dispositivo informático.
Com informações da assessoria de imprensa do TRF-3.