Telecom

Anatel autoriza satélite Viasat 3, que promete internet a 100 Mbps

A Anatel aprovou nesta quinta, 27/5, o direito de exploração de satélite estrangeiro para a Viasat. Especificamente, trata-se do Viasat 3 – um trio de satélites capaz de operar em banda Ka, cujo primeiro deles vai cobrir as Américas, inclusive o Brasil.

“Essa aprovação vem ajudar a levar conexões de internet para o Brasil profundo, inclusive na região Oeste do país, onde apenas o SGDC leva cobertura atualmente. Será o primeiros satélite comercial a alcançar todo o território”, afirmou o conselheiro Carlos Baigorri, relator do pedido da Viasat.

O SGDC, ou satélite geoestacionário de defesa e comunicações, é o artefato estatal, comprado e gerenciado pela Telebras, lançado em 2017 e que como mencionado é o único por enquanto a cobrir todo o Brasil com conexões em banda Ka.

A Viasat até aqui atua no Brasil a partir de um contrato com a Telebras, pela qual é a operadora efetiva da capacidade em banda Ka do satélite nacional – e o faz tanto para planos comerciais de acesso à internet via satélite, como nos acessos públicos dentro do programa Gesac. Mas enquanto o SGDC usa 45 Gbps de capacidade em banda Ka, cada Viasat 3 promete 1 Tbps. As velocidades de conexão prometidas podem chegar a 100 Mbps.

A aprovação da Anatel prevê uso da posição orbital 79° Oeste, nas faixas de frequência 27,5 a 30 GHz (enlace de subida) e 17,7 a 20,2 GHz (enlace de descida). Nessa família Viasat 3, os dois primeiros satélites se concentrarão nas Américas e na Europa, Oriente Médio e África, respectivamente, com o terceiro satélite planejado para a região Ásia-Pacífico.


Botão Voltar ao topo